Discussões

Reflexões sobre o “aprender”

Relendo um livro, o qual, diga-se de passagem, vale a pena ser lido por quem se interessa pela educação e seus processos (que tem como título “Subjetividade e Objetividade – Relação entre Desejo e Conhecimento”, da Sara Paín), deparei-me com uma citação que, para mim, faz muito sentido:

[…] mais importante do que ensinar é desenvolver a capacidade do indivíduo de formular perguntas, ser capaz de uma reflexão crítica e ter autonomia de pensamento.

Resolvi registrar aqui essas colocações porque concordo plenamente com a ideia.  Acredito que esse deve ser o papel de um educador: possibilitar que o próprio educando formule suas reflexões e assim, concepções!
Também destaco o que nessa obra fica muito claro: a íntima relação existente entre a psicologia e a educação. Em ambas as áreas, o pensar com autonomia e de forma consciente se faz presente.
Por fim, exponho também algo que ressalto sempre que oportuno: o conhecimento só pode ser adquirido quando o desejamos! Educação está sempre relacionada aos nossos desejos!

Essas proposições manifestam o que venho construindo, por meio do conhecimento e desejo de um “saber” relacionado as áreas já citadas. Proponho que deixem seus pareceres acerca do referido.

Até breve!

Categorias:
Textos Gerais

2 Comentários

  • Concordo plenamente, pois, tenho observado em alguns encontros que já participei com outros temas, que no início do conteúdo em pauta, as condições de questionamentos, perguntas, são muito raras. No decorrer se começa a descobrir, a apreender, daí surge dúvidas e questionamentos, quanto mais se estuda, mais se descobre que ainda temos que aprender.

    • Obrigada pela contribuição, Luiz. Escreva sempre que for possível.
      Que bom que você concorda com essa reflexão.
      Acrescento ainda que não podemos esquecer que cabe a todos nós a postura crítica, investigativa e reflexiva, não apenas ao professor. Logo, todos temos que participar ativamente do processo educativo.
      Até breve! Abraços.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Nome e email são campos obrigatórios.

Todos os comentários do site são moderados previamente.