Discussões

Ensino EaD e suas ferramentas

De acordo com a proposta da disciplina “Competências Docentes para EaD”, do curso de pós-graduação “Formação Pedagógica” do SEG, pesquisei na web sobre “educação a distância”. A partir disso exponho algumas informações que me possibilitaram reflexões. Compartilho com vocês e espero que contribuam com seus pensamentos. Acredito que o conhecimento/aprendizagem nasce da construção e da troca, com a utilização de metodologias variadas! Portanto, vamos utilizar esse espaço para também construir, compartilhar, aprofundar e solidificar nossos conhecimentos!

Inicialmente cabe compreender o que designa “educação à distância”:

Ensino à distância é um modelo de educação no qual o professor e o aluno podem não se encontrar no mesmo local, isto é, podem estar em lugares diferentes, mas, ao mesmo tempo, estar em contato. Isso via utilização de meios técnicos de comunicação. Para se adaptar a este tipo de ensino temos de fazer alguns investimentos, especialmente no que diz respeito ás tecnologias (hardware e software, telecomunicações, etc.).

Os benefícios da educação à distância são a acessibilidade, os horários não fixos, qualidade, iniciativa, evolução, atualização e por fim a partilha de recursos. Com a educação à distância os professores têm à sua disposição recursos como: videoconferência, computadores com ligação à internet, entre tantos outros.

Fonte: http://ensinodistancia.wordpress.com

mLearning

mLearning (Fonte: http://ensinodistancia.wordpress.com)

A partir dessa temática, uma discussão interessante me foi propiciada no decorrer da pesquisa, com base na chamada “Mobile Learning” (mLearning), como ilustrado na foto ao lado. Essa é a chamada adaptação do e-learning aos desenvolvimentos tecnológicos em telemoveis. É a adaptação do Distant Learning (dLearning) às novas tecnologias de comunicação em rede e ao desenvolvimento da Internet.

O mLearning é a denominação dada à junção de formação através de dispositivos móveis. Assim, torna-se possível aprender em locais onde não é possível transportar um computador, ter uma ligação à Internet, ou simplesmente onde não é prático usar o computador.

O aluno pode solicitar a consulta de um determinado conteúdo que necessita usar naquele preciso momento, bem como as atualizações que os docentes fazem constantemente.

Os alunos podem, ainda durante uma viagem de férias ou durante a sua viagem da escola para casa e vice-versa aproveitar esse tempo para estudar, adquirindo assim conhecimentos e aproveitando o seu tempo. Ou seja, já não e necessário um portátil para conseguir acompanhar ou continuar um trabalho pendente, pode usufruir de um estudo em espaços curtos.

Fonte: http://ensinodistancia.wordpress.com

Com essa definição, cabem reflexões: Tal ferramenta auxilia de fato a aprendizagem? É possível construir o conhecimento utilizando essas ferramentas? Quais dificuldades podemos encontrar ao utilizá-las? Como proceder para minimizar tais dificuldades?

Categorias:
Textos Gerais

Assuntos:
EaD

6 Comentários

  • Adriana says:

    Acredito que esta ferramenta auxilia no aprendizado e é possível sim construir um conhecimento utilizando essa ferramenta. Talvez daqui alguns anos será a ferramenta mais utilizada para se passar o conhecimento, em vista dos avanços tecnologicos.
    É um assunto que muito podemos discutir. Ainda retorno nesse espaço para dialogarmos mais.
    Abraços Silvana e ótimo texto!

    • Sim, Adriana! Também concordo com sua opinião. Da mesma maneira que a Internet evoluiu nos últimos anos, não tenho dúvida que as ferramentas de ensino à distância também o farão. Voltando algumas décadas no tempo, quem diria que seria possível ensinar à distância? Com certeza a evolução tecnológica nos reserva impactantes surpresas futuras. Obrigado por seu comentário!

  • Eduardo Machado says:

    Pois é Silvana mas tudo depende da boa vontade do aluno né, rsrsrsrs. Não adianta muito toda a tecnologia do ensino a distância se falta empenho por parte do interessado o aluno, rsrsrsrsrsr!

  • Arilton says:

    Hoje em dia com aparelhos de celular cada vez mais modernos, eu realmente acho que a coisa toda só tende a melhorar. É a tecnologia que mostra que veio para ficar. Com um telefone como o iphone da apple é possível de se fazer maravilhas, só basta que as empresas que fazem programas pra ele saibam utilizar a tecnologia de maneira útil pro conceito do EAD em si.

  • PEREIRA.Lisieux says:

    Parabéns Silvana pelo teu Site

    Kátia e Pereira – colegas da Formação 03 SEG-CELLER

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Nome e email são campos obrigatórios.

Todos os comentários do site são moderados previamente.